Follow by Email

sexta-feira, 1 de junho de 2012

JESUS VAI COM VOCÊ!

Analisando o texto de Marcos capítulo 5. 21 - 24 a parte A do verso 24 me chamou atenção; Jesus foi com ele.O pedido de Jairo, um dos principais da sinagoga.No Novo Testamento encontramos, além desta mais duas referências a pessoas que ocupam esta função: a primeira é em Mc. 5,31-43 onde Jesus aparece a curar, a filha de Jairo, chefe da sinagoga; a segunda vez é a figura de Sóstenes, em Act. 18,16 também ele nomeado sem mais detalhes, chefe da sinagoga.
As competências do chefe da sinagoga eram a presidência da assembleia, interpretar a lei, decidir sobre questões legais, administrar a justiça, abençoar os casamentos e decretar os divórcios.
Dada a sua posição de elevada influência na comunidade de Corinto, a conversão do seu chefe, Crispo, além de ter arrastado consigo os membros da sua família, também impressionou muitos outros judeus. Talvez possa ser esta uma das razões que para o autor dos Actos, se mostrou relevante o relato desta história.
Segundo uma inscrição encontrada na sinagoga de Corinto, o chefe da sinagoga tinha também a responsabilidade da manutenção do edificio. Como esta função exigia uma certa disponibilidade de dinheiro, podemos supor que Crispo pertencesse também a uma classe social elevada.
É importante notar nas narrativas do novo testamento que Jesus atraía multidões por onde passava.Seria esdruxulo querer comparar Jesus com alguns líderes religiosos atuais. Não é e jamais será essa a intenção. O que na realidade acontece é que alguns líderes religiosos da atualidade arrastão multidões, o diferencial entre Jesus e eles é que Jesus não escolhia quem deveria segui-lo, pobres, mendigos, aleijados, ricos, doutores da lei, gente de várias classes sociais; "Vide a mim todos que estais cansados e sobrecarregados..." Hoje o que vemos são líderes que escolhem as pessoas por, raça, classe social, iletrados, cultos, curso superior etc. E cada um deles pregam aquilo que o povo quer ouvir, e não o que precisam ouvir.
Jairo não era pobre, tinha dinheiro, recurso suficiente para investir na saúde de sua filha.

Sua necessidade agora era maior do que sua posição social, maior do que sua riqueza, sua filha estava morrendo. Ele então ignora os dogmas que se opunha a Jesus e experimenta o poder de Cristo, querendo saber se ganharia ou não algo com ele.
Jairo representa a humanidade. Ele tinha uma filha em necessidade, que precisava da atenção de Jesus, o caso dela ela extremamente grave. Todos nós temos em nossas vidas nossas “filhas”, que precisam de Jesus. Eu dizer pra você que assim como Jesus foi com Jairo ele também vai com você.
Mas você precisa tomar algumas atitudes.
1- Você deve aproximar-se de Jesus como fez Jairo e como nos orienta Tiago 4. 8
2- Você deve abrir mão da sua posição... (a necessidade é maior.
3- Você deve prostra-se aos pés de Jeus (Mc. 5. 22)
4- Você precisa ser insistente v. 23
5- Você dever reconhecer Jesus como a única esperança v. 23

Um comentário:

  1. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    Parabéns e muitas felicidades.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir